Você já sabe que para garantir uma vacinação segura e de qualidade é necessário que os imunobiológicos sejam armazenados em equipamentos apropriados, em condições ideais de funcionamento.
Mas o que fazer caso aconteça um imprevisto? É para estas situações que existem os Planos de Contingência! Ele não é nada mais do que um pré-planejamento para intercorrências que podem acontecer. Por exemplo: falha dos equipamentos, problemas no fornecimento de energia elétrica, desastres naturais, e outros.
Ele deve ser escrito no modelo POP (Procedimento Operacional Padrão) e seguir 3 objetivos:
Os profissionais da vigilância e segurança também deverão ser treinados para identificar problemas que possam comprometer a integridade das vacinas e comunicar ao responsável técnico do estabelecimento, principalmente aos finais de semana e feriados.
Lembrando sempre que a falha do equipamento é um motivo que pode ser evitável, por isso é importante estar com a manutenção preventiva dos equipamentos sempre em dia!
Quais ações devem estar previstas no Plano de Contingência?
Conclusão
O Plano de Contingência é um procedimento importantíssimo para garantir a qualidade da vacinação na hora que imprevistos acontecem. Seguindo as orientações recomendadas, é possível prever e evitar a maioria dos problemas mais comuns.