O documento Manual da Rede de Frio se baseia nas normas da Vigilância Sanitária, nas orientações técnicas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Por isso, é considerado o mais completo referencial teórico e operacional sobre segurança de imunobiológicos.
Uma iniciativa do Programa Nacional de Imunizações, criado pelo Ministério da Saúde, que atua no Sistema Único de Saúde (SUS) definindo políticas para redução, eliminação e erradicação de doenças por meio das vacinas e da vigilância.
Conteúdo Manual da Rede de Frio
A quinta edição do Manual da Rede de Frio divide o conteúdo em dois. A Etapa A, denominada “Rede de Frio”, trata de temas como a estrutura tecnológica, termos técnicos e o gerenciamento da Rede de Frios. Já a Seção B se chama “Orientações Técnicas Para O Planejamento Das Estruturas Físicas Da Rede De Frio”, e traz tópicos como a elaboração de projetos físicos e a legislação no âmbito da Rede de Frio.
Como você percebeu, este é um documento fundamental para quem busca saber mais ou trabalhar com imunobiológicos. Além disso, todo profissional da saúde que lida com vacinas na rotina de trabalho deve conhecer o que é tratado no documento, para garantir a qualidade dos processos.
O Manual da Rede de Frio é distribuído gratuitamente na internet.