Estima-se que cerca de 2,3 milhões de novos casos foram diagnosticados no ano de 2020 em todo o mundo, o que representa aproximadamente 24,5% de todos os tipos de neoplasias (massa de tecido anormal) em mulheres. Esses dados são divulgados pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer), e servem como base para alertarmos as mulheres.
Câncer de mama
A doença é causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que geram o cisto - tumor maligno que ataca o tecido mamário.
*O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
O que causa o câncer de mama?
A doença não possui uma causa única - existem diversas condições que podem influenciar ou contribuir para que ele se desenvolva. Algumas delas são: idade, fatores endócrinos, comportamentais e fatores genéticos (hereditários).
O maior risco de desenvolvimento do câncer de mama ocorre em mulheres a partir dos 50 anos de idade. As próprias alterações biológicas e o envelhecimento feminino estão relacionados a esse dado.
Já as causas endócrinas dizem respeito a menstruação, menopausa, contraceptivos, gravidez e reposição hormonal.
Por fim, as razões comportamentais são a ingestão de bebida alcoólica, sobrepeso e obesidade, inatividade física e tabagismo.
Como prevenir o câncer de mama
A prevenção do câncer de mama está associada ao controle dos fatores de risco, como vimos no tópico anterior.
Causas hereditárias e aspectos conectados ao ciclo reprodutivo não são (em sua maioria) modificáveis. Entretanto, existem hábitos que podem contribuir para a prevenção da doença.
Para manter o seu corpo saudável, desenvolva hábitos como:
Atividade física
Pratique atividades físicas ou caminhadas regulares. Evitar o sedentarismo é uma condição importante para permitir que seu organismo funcione de forma saudável e evite diversas doenças.
Alimentação saudável
A alimentação saudável e o controle de peso são indispensáveis para quem deseja ter uma vida com mais saúde. Reduzir a ingestão de alimentos altamente processados e com muitos aditivos químicos é essencial para uma rotina mais saudável. Também é necessário incluir frutas, verduras, legumes e alimentos ricos em fibras e vitaminas. Apostar em refeições com "comida de verdade" é fundamental para um organismo sadio.
Consumo moderado de álcool
Evitar o consumo excessivo de álcool também é um aspecto importante quando o assunto é prevenção. A ingestão descontrolada de bebidas alcoólicas afeta diretamente o nosso sistema imune e interfere no funcionamento das células como leucócitos, monócitos e outras muito importantes para o corpo humano. Além disso, também contribui para o desenvolvimento de outras doenças.
Sintomas e diagnóstico
Em muitos casos, o câncer de mama surge como um nódulo palpável. Em outros, os sinais de alerta são inflamatórios - que não respondem a tratamentos tópicos, como o uso de cremes, por exemplo. São eles:
- Irritação na pele;
- Pelo com aspecto enrugado;
- Inchaço da mama;
- Dores na região da mama ou mamilo;
- Secreção no mamilo.
Outros sinais possíveis são a inversão do mamilo e caroço na axila.
Além disso, estes sintomas também são identificados em outras doenças, por isso a importância de contar com o diagnóstico de um profissional.
Vale destacar que algumas mulheres não apresentam sintomas. Por isso, é ainda mais importante procurar ajuda profissional e não dispensar a realização de exames regularmente.
A mamografia é o principal método para o rastreamento da doença. E é imprescindível para o diagnóstico precoce.
Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura. Estima-se que 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura.